top of page

ARMÉNIO

DIÁRIO DE COIMBRA - REPORTAGEM DE LARA CRUZ (TEXTO) E CAMILA FIGUEIREDO (FOTOS E VÍDEOS)

 

​"O novo filme de António Ferreira, realizador natural de Coimbra, conta a história de um ex-combatente, Arménio, que subitamente é internado num lar e tem de ser cuidado por uma mulher negra, Hermínia, auxiliar desse lar. Os protagonistas do filme são Arménio, interpretado pelo ator José Martins, e Hermínia, interpretado pela atriz Mina Andala. «A história é sobre um octogenário, portanto uma pessoa idosa, ex-combatente da Guerra Colonial que subitamente vê-se obrigado a ser internado num lar de terceira idade. A história vai andar à volta desta questão do envelhecimento, que é uma coisa que vai acontecer a todos nós e de que forma é que ele (Arménio) lida com isso, tendo a particularidade, sendo ele um ex-combatente e que tem problemas com pessoas negras, a co-protagonista da história é uma mulher negra, que é uma das auxiliares do lar e com quem ele vai ter que lidar», adianta António Ferreira ao nosso jornal."

MATRIARCA 74'

O programa ARTISTAS DOURO atribui, com base num concurso aberto, 5 bolsas a 5 artistas do Porto, com financiamento da Câmara Municipal do Porto e o apoio d’A Oficina.

MATRIARCA ’74 é uma conversa entre uma avó e um neto – uma actriz e um actor –, sobre o poder revolucionário da voz, da escuta e do silêncio. Sobre o feminismo de uma mulher septuagenária, um Abril por cumprir, as dinâmicas próprias a uma família de artistas e os medos do amanhã. Convoca-se o tempo da calma e dos abraços, numa diluição performativa da ficção com o auto-biográfico.

direcção artística Pedro Nunes ‧ texto e interpretação Isabel Passarito e Pedro Nunes ‧ apoio à criação e dramaturgia Miguel Branco e Roxana Ionesco ‧ guarda-roupa Ana Simão ‧ espaço cénico Inês Damasceno ‧ desenho de som e sonoplastia Pedro Lopes ‧ desenho de luz NovaLux Coletivo ‧ produção executiva e comunicação Sara Cruz ‧ vídeo Pojo ‧ apoio Teatro Nacional São João e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo ‧ projeto financiado por mala voadora - bolsas Artistas Douro

 

A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes. 

25 a 27 de janeiro ‧ mala voadora

Projetos

A BELA AMÉRICA

COMÉDIA / DRAMA / SUSPENSE DE ANTÓNIO FERREIRA, PORTUGAL, 2022

 

Ainda que este projecto não tenha sido meu, não são capaz de não partilhar a extraordinária experiência que tive durante as rodagens do filme “A Bela América”.

Cai neste equipa de maneira atrapalhada, devido aos acasos que a vida nos dá. Fui recebida de braços abertos pela mesma, trabalhei diretamente com a figurinista, Fernanda Tomás, que antes de eu chegar

já tinha feito um trabalho fantástico com os figurinos, mesmo sem orçamento. 

 

Depois de 1 mês, 9 decores diferentes, 3 pares de botas cheias de lama e de várias corridas ao centro comercial passei a ser uma Inês diferente. O cinema

é algo lindo e ao mesmo tempo de grande sacrifício. 

 

Lamento não conseguir dar mais detalhes sobre o filme! Podem ver o Locas, o cozinheiro a apaixona-se pela América, a estrela de televisão candidata a presidente, nos cinemas no verão de 2022.

Podcast TU’BARALHAS-ME

HOST, CRIADORA DE CONTEÚDOS E PRODUÇÃO

Spotify, 2020

Em 2020 era ensaiadora e chefe do departamento de espetáculo da TUBA, e no início da quarentena, surgiu-nos a pergunta: “O que fazer quando não podíamos estar juntos?”

 

Assim nasceu o TU?BARALHAS-ME, um podcast com convidados porreiros, músicas engraçadas e duas hosts com pinta para trazer alegria a quem nos quiser ouvir! Para além de ser host escrevi todos os guiões, enviei convites, fiz assistência técnica, fiz parte da equipa que desenvolveu os jingles e ainda me transformaram em convidada no último episódio!

  • Spotify - Black Circle

TU'BARALHAS-ME DISPONIVEL:

Exposição | Explode Coração

UMA INSTALAÇÃO CENOGRÁFICA, 2020

A sala de exposições da Biblioteca da FCT NOVA

é um “palco” que se renova a cada contribuição artística acolhida. O espaço é o “coração” da Biblioteca... Coração que pulsa com os artistas que lhe imprimem diferentes andamentos, sentidos pelos muitos e variados públicos que o visitam: do Campus à Comunidade.

A parceria agora a iniciar, com a ESTC-IP, amplia e imprime novos andamentos à presença das artes cénicas... O design de cena chega à Biblioteca...

Ao seu coração...

Um desafio global: para o espaço, que recebe uma proposta diferente; para os jovens artistas de Design de Cena do Curso de Teatro, que vão (re)imaginar o espaço, delineando “caminhos” expositivos; para os nossos (habituados e novos) públicos e pela experiência estética de novas e aliciantes propostas.

Takes Several Minutes For The Eyes To Adjust To The Dark.

MOSTRA DOS ALUNOS FINALISTAS EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO, 2019

Nesta exposição, o visitante passará por um ritual de adaptação. Nela encontrará um conjunto de manifestações de natureza diversa: curtas-metragens, livretos, publicações, instalações, que demonstram a abrangência de ação do design de comunicação. Mas acima de tudo, uma narrativa curatorial que o permitirá viajar da realidade do território, por contraponto à ficção, e por fim, um território onde realidade e ficção coexistem como forças operativas afins.

Procurámos detectar linhas comuns que se construíram em torno das relações entre design, realidade e ficção, gerido por momentos, eventos, documentos e linhas de orientação.

Puro e Duro: Pequenez,
a nossa única ficção

UMA FICÇÃO A PARTIR DE:

BELARMINO FERNANDO LOPES, 2019

Um princípio e começo. Era Belarmino. Uma obra que reflete, a cru, a vida de um boxeur em Portugal, o esforço e o sacrifício para atingir o sonho. Isto leva-nos a um percurso no interior da nossa realidade coletiva: a pequenez de Portugal. O longo caminho percorrido até ao sonho, o sonho onde dentro da sua grandeza nada se passa, senão um breve momento de glória dentro de uma grande pequenez nacional. Para transmitir essa ideia de caminho, de percurso até um determinado lugar, neste contexto, é o ringue que adaptamos. O plano de luta e a razão do sonho e da glorificação dentro desta pequenez. Basta uma narração de factos, de porquês e comparações. Um Portugal contrastante.

Freedom?
Hello, have you met América?

UMA REVISTA MULTI-VOLUME QUE RESPONDE À PERGUNTA: "PORQUE É QUE A AMÉRICA É O MELHOR PAÍS DO MUNDO?", 2019

Através dos discursos de importantes oradores Americanos, o leitos é desafiado a provocado a entender um pouco melhor matérias como: a Constituição Americanas, controlo de armas e de onde vem a fonte da violência. No geral, questionar a liberdade, que os americanos tanto se orgulham. Não pretende forçar uma mudança na ideia americana, apenas pertende despila dos seus idealismos.

 

A publicação é composta por duas revistas onde são apresentados os principais conteúdos. Ele foi criada de acordo com a política "pague um, leve dois" mais todos os extras. Este conteúdo extra é um material complementar para a compreensão do universo. Assim, temos uma coleção de autocolantes, um storyboard de "Uma Breve História dos Estados Unidos" do documentário "Bowling for Columbine" e, finalmente, um glossário para entender a terminologia falada. Todos esses itens podem ser preservados na caixa arquivada que vem com o primeiro exemplar.

Fictis

UMA APLICAÇÃO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO

DA UC AUDIOVISUAIS E MULTIMÉDIA II, 2019

O principal objetivo desta aplicação é traduzir

linguagens fictícias. Os utilizadores podem desenvolver estas línguas derivadas de vários universos da ficção, e ao mesmo tempo aplicar estes conhecimentos em tempo real através de um chat com outros utilizadores que partilham o mesmo interesse.

 

A ideia inicial para esta aplicação foi permitir aos utilizadores envolverem-se nestes universos. Integrar-se nos mundos da ficção e poder falar a língua das suas series, filmes e jogos favoritos.

TUBA

 

Fazer parte da Tuna Universitária de Belas-Artes tem sido uma das experiências mais gratificantes que tive na vida. 

 

Entrei em 2016 e desde então fundei o departamento do espetáculo, que é o departameto responsável por todas as apresentações publicas da tuna, nomeadamente actuações em festivais, encontros ou serenatas. 

Responsável pela criação de guiões em parceria com o departamento de Imagem para conteúdos de video. E em outros casos responsável para criação do podcast da TUBA e aparições em direto no YouTube, Instagram ou Facebook, etc...

 

Nos últimos 6 anos passei pelo cargo de Relações Publicas, que tem a seu cargo a comunicação exterior da tuna, sendo o responsável pelo email. O cargo de Ensaiador, que é o responsável pelo desempenho musical da TUBA. E ainda Magíster, o cargo mais elevado e o responsável máximo pela organização da TUBA e pelo cumprimento das suas actividades.

Aprendi muito ali dentro, aprendi a gerir os meus horários porque acabar a faculdade era o meu principal objectivo. Aprendi muito sobre organização de eventos, gestão de espetáculos e como lidar com pessoas sob-pressão. Aprendi muito sobre musica e foi muito bonito poder fazer parte da cultura tunante. 

bottom of page